segunda-feira, 23 de maio de 2016

Alimentação complementar

A alimentação complementar deve ser iniciada idealmente aos 6 meses. É muito importante lembrar que até o 6 meses o bebê deve ser alimentado somente com leite materno. A alimentação complementar deve ser amassada e não batida em liquidificador e no primeiro momento, os alimentos devem ser oferecidos separadamente, isso estimulará o interesse, a percepção das cores, sabores e texturas dos bebês pelos alimentos.
Entre 6 e 9 meses todos os grupos alimentares devem  ter sido apresentados ao bebê e entre os 9 e 12 meses muda-se apenas a consistência dos alimentos, que vai gradualmente se aproximando da alimentação da família.
O bebê precisa provar o mesmo alimento de 8 a 10 vezes, em exposições e formas diferentes, para se ter certeza de que ele não gosta do alimento ou tem alguma intolerância a ele.

Idade de introdução dos alimentos e esquema alimentar até os 12 meses
Até os 6 meses = aleitamento materno exclusivo.
Aos 6 meses = papa de fruta, água, iniciar a primeira papa principal (papa salgada).
6-7 meses = primeira papa principal.
7-8 meses = segunda papa principal
9-11 meses = alimentação grosseiramente amassada
12 meses = alimentação da família

Frutas e sucos
- Recomenda-se iniciar a alimentação complementar pelas frutas amassadas, que possuem uma digestão mais fácil.
- Oferecer as frutas de forma isolada durante 2 ou 3 dias e observar possíveis reações adversas. Em seguida podem ser combinadas 2 frutas que foram bem aceitas e toleradas anteriormente.
- Os sucos de vegetais mais frutas possuem menor teor de frutose e são uma ótima forma de apresentar os vegetais crus, sucos de frutas oferecidos em pequena quantidade de 50 a 80 ml após as refeições principais aumentam o aproveitamento do ferro.
- Os sucos podem ser oferecidos nos intervalos, como complemento, e não como substituição a uma mamada ou à alimentação semi-solida (papas de frutas e principais).


Papa principal: introduzindo os grupos alimentares
Após decorridos 10 a 15 dias da introdução das frutas, iniciar a primeira papa principal, após ter iniciado a papa oferecer água em livre demanda.
- Iniciar a papa principal com os tubérculos (ex: batata, inhame, mandioca, cenoura baroa, arroz). E ir acrescentando cada grupo alimentar com o intervalo de 7 a 15 dias.
- logo em seguida acrescentar o grupo dos legumes (ex: cenoura, abobrinha, moranga, beterraba, chuchu, quiabo, couve-flor).
- O terceiro grupo a ser acrescentado são as leguminosas (feijões, ervilha, grão de bico, lentilha).
- O quarto grupo a ser acrescentado são as carnes ou ovos. Iniciar com ½ gema e depois oferecer 1 gema inteira.
- O quinto e último grupo a ser acrescentado são os vegetais folhosos verde escuros (ex: Couve, brócolis, almeirão, mostarda, salsinha) sempre bem picadinhos.
- É recomendado que até os 7 meses o bebê já esteja consumindo um papa completa (com todos os grupos alimentares).

- Recomenda-se fazer pequenas variações do almoço para o jantar, como por exemplo, mudar o tempero e os alimentos que ele comeu no almoço ele não deve comer no jantar.
- Não é necessário acrescentar sal até os 10 meses. Os temperos naturais são recomendados, pois alem de facilitar a digestão, são ricos em nutrientes importantes para o bebê. Alho e cebola podem causar gases em bebês mais sensíveis
- Com 12 meses o bebe já pode comer a alimentação da família.

4 comentários:

  1. Adorei vou fazer para o meu bebê, qual dica de peixe vocês mim sugerem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você pode utilizar peixes que possuem poucos espinhos e com sabor mais leve, como por exemplo o Salmão e o filé de merluza.

      Excluir
  2. olá, mim chamo lúcia, gostaria de saber se posso adoçar os sucos com mel?

    ResponderExcluir
  3. Parabéns meninas, o blog é bastante esclarecedor, tratam de assuntos relevantes utilizando-se de uma linguagem acessível e são muito criativas! A protagonista dos vídeos é segura, tem ótima dicção e simpatia. Enfim, ficou show!!! Ariadne Dias ;-) Cachoeira - BA

    ResponderExcluir